27.3.09

Cientistas Criam Músculos Fortes como Aço


Músculos mais fortes que aço, mais flexíveis que borracha e tão leves quanto o ar. Não, não estamos descrevendo os poderes de nenhum herói dos quadrinhos.

O pesquisador Ray Baughman e seu time criaram um material que de fato tem essas propriedades e poderá ser usados para fazer membros artificiais para seres humanos no futuro, além de ser usados em capas inteligentes, robôs ultra-resistentes, entre outras aplicações – use a imaginação.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores fizeram experimentos com nanotubos de carbono, moléculas cilíndricas ultraleves e ultrafortes ainda em estudo pelos cientistas, mas já aplicados em protótipos de peças de bicicletas e aviões, por exemplo.

Baughman experimentou com a tecnologia até chegar a um prtótipo feito com nantubos alinhados verticalmente que respondem à eletricidade.

Os músculos artificiais criados por ele se contraem e expandem com tremenda velocidade, tornando-se extremamente rígidos.

Segundo John Madden, da University of British Columbia, que observou os experimentos, o músculo criado pelos colegas se comporta como diamante em um sentido, mas também como borracha, no outro.

O princípio por trás do efeito é o de que os nanotubos de carbono tendem a se repelir ou se atrair mediante uma carga elétrica, dependendo da sua configuração.

Enquanto o músculo humano se contrai a uma taxa máxima de 10% por segundo, os seus nanotubos se contraem a 40.000% por segundo.

Mas por enquanto as pesquisas de Baughman não levarão à criação de super-heróis com músculos de aço. A primeira aplicação para tecnologia deve ser em módulos de células solares mais eficientes, com nanotubos usados para criar os arranjos mais adequados para captar a luz.

As descobertas do cientista foram publicadas na última edição da revista Science.



0 comentários:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br